terça-feira, 5 de abril de 2011

Barragens
Barragem é uma barreira artificial, feita em cursos de água, com o objectivo de reter a água. Esta estrutura é sobretudo utilizada no abastecimento de água em zonas residenciais, agrícolas ou industriais, na produção de energia eléctrica (energia hidráulica), ou ainda na regularização de um caudal.
As barragens têm benefícios e inconvenientes. Os seus benefícios são: o uso da água para o abastecimento das populações, irrigação de terras agrícolas; aproveitamento hidroeléctrico e evitam inundações fluviais catastróficas a jusante, armazenando o excesso de água na albufeira.
Mas as barragens também possuem inconvenientes, pois ao longo do tempo, vão-se depositando no fundo das albufeiras materiais transportados pelo rio, o que vai diminuir a capacidade de armazenamento de água, reduzindo consideravelmente a quantidade de detritos transportados no mar, com a consequente erosão da linha costeira.
A jusante da barragem aumenta a acção erosiva vertical, aprofundando o leito do rio. Outras desvantagens são o impacto negativo nos ecossistemas aquáticos, dificultando a passagem de peixes e de outros animais, muitos dos quais faziam a desova em zonas do rio a montante. Afecta também os ecossistemas terrestres com a submersão de muitos destes.

Sem comentários:

Enviar um comentário